COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 27-10-2025

IMPONENTE E MAIS SOFISTICADO NISSAN KICKS 2026 

O teste da semana foi com o Nissan Kicks 2026. Ele não chega para substituir o Kicks que já existia e que passou a ser denominado Kicks Play. O Kicks 2026 ficou muito mais imponente e equipado.

Em relação ao Kicks Play o Kicks 2026 ficou mais comprido em 4 cm, mais largo em 4 cm e mais alto 1 cm. Agora ele tem 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1.62 m de altura. Seu motor é o 1.0 litro, 3 cilindros, turbo, flex que desenvolve até 125 cavalos e tem torque de 22,4 kgfm e o câmbio é automático de 6 velocidade.

O câmbio funciona muito bem com esse motor. Andei em estradas, serras, no trânsito e não observei nada fora do normal, rende bem e com gasolina não bebe muito. O consumo segundo o Inmetro fica em 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada usando só gasolina e eu andei só com gasolina e o consumo, segundo o computador de bordo ficou próximo desses números. Já usando só etanol o consumo fica em 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Quando se está num carro automático a gente tem que colocar em Drive e sair andando e nas manobras prestar bem atenção olhando os obstáculos a sua volta ou a tela da multimídia que neste Kicks mostra a câmera de ré e até uma imagem 360º do carro.

O único problema desse carro é que o comando do câmbio é por teclas e, apesar da Nissan ter colocado referências para elas serem percebidas pelo tato, não consegui firmeza e sempre tive que olhar para o console para escolher a tecla que me atendia. Elas são quatro, P – estacionamento, R – ré, N –  neutro e D – drive dispostas da esquerda para a direita.

Já o interior do Kicks 2026 na versão testada, Platinum, que é a do topo da linha, ficou muito mais sofisticado e luxuoso. Logo de cara chama a atenção duas telas de 12,3”, uma para os instrumentos e a outra para a multimídia que monitora a câmera de ré e a câmera 360º inteligente acoplada ao detector de objetos em movimento. Essa central oferece uma experiência completa de conectividade de fácil acesso e manuseio. A conexão com o smartphone é sem fio.

Essa versão Premium ainda tem som Bose Personal Plus com 10 alto-falantes, carregador de celular por indução, teto panorâmico e bancos com revestimento Premium. Para segurança destaque para o Nissan ProPILOT que é um sistema de assistência à condução que utiliza câmeras, radares e sensores para ajudar o motorista a manter o carro centralizado na faixa, controlar a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente disponível na versão topo de linha.

Achei o modelo confortável, com bom espaço interno, porta-malas de 470 litros, 38 litros a mais do que o do Kicks Play.

O comportamento dinâmico também me agradou, a suspensão dianteira é independente MacPherson com barra estabilizadora e na traseira tem eixo de torção com barra estabilizadora. O Nissan Kicks 2026 está sendo comercializado em quatro versões.

Vamos aos preços: Sense é a versão de entrada por R$166.990; Advance R$177.990; Exclusive R$184.790 e a versão top é a Platinum por R$199.990.

A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.

 

FESTIVAL MOTO BRASIL JÁ TEM DATA PARA 2026

O Festival Moto Brasil já tem data confirmada para sua 14ª edição: 16, 17 e 18 de outubro de 2026, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Consolidado no calendário nacional de eventos sobre duas rodas, o Festival segue sua trajetória de sucesso com novidades e experiências que reforçam sua relevância no setor e sua conexão com o público apaixonado por motociclismo, estilo de vida e inovação.

O ano de 2026 será atípico para o calendário brasileiro, marcado por grandes eventos nacionais e internacionais, incluindo as Eleições e a Copa do Mundo de Futebol.

   

RAMPAGE ATINGE 50.000 UNIDADES PRODUZIDAS

A Rampage, primeira Ram desenvolvida e produzida fora da América do Norte, segue conquistando os brasileiros e fazendo história no mercado nacional. O modelo, que promoveu a estreia da marca no segmento de picapes médias-compactas, superou as 50 mil unidades vendidas desde o lançamento.

Atualmente, a Rampage é comercializada em quatro versões: Big Horn, que é a porta de entrada para o universo Ram, depois tem a Rebel, Laramie e R/T, todas com uma lista robusta de equipamentos de série.

A Big Horn custa R$226.990 e as versões mais caras estão com descontos que vão até R$30.000.

 

BYD U9 XTREME BATE MAIS UM RECORDE DE VELOCIDADE

O BYD U9 Xtreme já detém o título de carro mais veloz do planeta ao alcançar a velocidade recorde mundial de 496,22 km/h no circuito de testes ATP Papenburg e agora o modelo da marca superesportiva premium da BYD estabelece um novo marco ao conquistar o recorde de volta para carros elétricos no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, conhecido como o “Inferno Verde”.

A equipe de engenharia da BYD realiza testes de longa duração no circuito de 20,832 km desde julho de 2024 e os dados coletados em pistas contribuíram diretamente para o desenvolvimento do U9 Xtreme.

Recentemente o modelo completou uma volta em Nürburgring Nordschleife em 6 minutos e 59,157 segundos, superando em mais de 5 segundos o recorde anterior da categoria e tornando-se o primeiro carro elétrico a romper a barreira dos 7 minutos.

 

CAOA CHERY APRESENTA TIGGO 7 2026

Referência em inovação, tecnologia e sofisticação no mercado automotivo brasileiro, a CAOA Chery apresenta a nova linha Tiggo 7 2026, que chega com importantes evoluções para continuar liderando o segmento de SUVs médios no país.

Além de ser um dos SUVs médios mais vendidos do Brasil e ocupar a 9ª posição entre os veículos mais emplacados no varejo em todos os segmentos, o modelo chega com novidades que elevam ainda mais sua oferta tecnológica e de conectividade e o melhor, sem alterações em seus preços. A principal delas é a nova central multimídia de alta definição, que agora equipa todas as versões da linha. O sistema conta com uma nova interface mais intuitiva, desenvolvida para proporcionar melhor usabilidade e uma experiência de usuário aprimorada.

Outro destaque é o novo chip SemiDrive X9 embarcado na central, que traz maior capacidade de processamento, garantindo rapidez, fluidez e alta responsividade, especialmente na utilização do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do novíssimo sistema de comandos por voz. Mesmo com todas essas melhorias, os preços seguem inalterados.

A versão de entrada, Tiggo 7 Sport 2026, mantém o valor a partir de R$ 139.990. As versões PRO Max Drive e PRO Hybrid Max Drive permanecem com preços a partir de R$ 169.990. A versão PHEV permanece com preços a partir de R$ 219.990.

 

PORSCHE LANÇA MACAN GTS

A Porsche está ampliando sua linha de SUVs totalmente elétricos com o Macan GTS – um modelo especialmente esportivo e voltado para o prazer de dirigir. Com até 571 cavalos de potência, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e suspensão pneumática esportiva com altura reduzida, o GTS estabelece novos padrões de agilidade e dinâmica de condução.

Fiel à tradição GTS, a quinta variante do Macan Electric se destaca por dentro e por fora, com estilo marcante e já está disponível para pré-vendas no Brasil, com as primeiras entregas previstas para o primeiro semestre de 2026.

O preço público sugerido é R$ 800.000.

 

JAC MOTORS TEM NOVA UNIDADE E FAZ MANUTENÇÃO DE BATERIAS 

A JAC MOTORS amplia sua presença no Brasil com a inauguração de uma nova unidade na Zona Norte de São Paulo. O espaço de 12.000 m² reúne showroom, centro técnico, pós-venda completo e um Laboratório de Recuperação de Baterias.

Com técnicos treinados na China, o laboratório permite substituir células defeituosas sem trocar todo o conjunto, reduzindo custos e impacto ambiental. O Grupo SHC torna-se assim assistência técnica oficial das marcas CATL e Gotion no Brasil, reforçando sua liderança em eletrificação automotiva.

A estrutura abriga 140 colaboradores e tem capacidade para receber 600 carros, 200 caminhões elétricos e 40 ônibus elétrico

 

 

 

 

 

 

 

Related posts